26/05/07

Continuamos a nossa lenda da Moura Cassima, agora com os esforços do pai para resgatar as sua filhas...

...Já o nosso alcaide se encontrava em Tânger, são e salvo, mas com o seu coração sempre em Loulé, onde deixara as suas lindas filhas, chegaram a este local uns cativos cristãos, entre os quais se encontrava um carpinteiro de Loulé.


Sem demoras o alcaide levou o carpinteiro para sua casa e perguntou-lhe por notícias daquela terra. O carpinteiro disse-lhe que esta fora reconquistada pelos cristãos mas que só se falava do encantamento das filhas do alcaide.


O coração do alcaide rejubilou de contentamento e pediu ao carpinteiro que voltasse ao Algarve para desencantar as sua filhas. Para tal levaria três pães, cada um com o nome de suas filhas, Zara, Lídia e Cassima, depois, na noite de S. João iria à fonte onde estavam encantadas e atirava para lá os pães mágicos.


Mas o carpinteiro coçou a cabeça e perguntou ao alcaide como iria chegar a Loulé! O alcaide então disse-lhe para ir junto de um alguidar com água, que ali se econtrava, e para se colocar de costas, quando alcaide lhe desse a palavra ele teria que saltar para o outro lado do alguidar, mas com cuidado, pois se caísse dentro do alguidar, iria parar ao meio do oceano.


Então o carpinteiro pegou no saco dos pães e saltou sobre o alguidar...



Será que carpinteiro chegou a Loulé?

24/05/07

Atrevo-me a partilhar e recolher estórias e lendas da nossa região!




Começo com uma lenda do nosso Concelho...







A Moura Cassima
Quando o Castelo de Loulé foi reconquistado aos mouros, o alcaide e o seu povo fugiram para Quarteira e aí foram de barco para Tanger.

Mas antes de fugir o alcaide «encantou» suas três filhas numa fonte para quando regressasse pudesse vir buscá-las sãs e salvas....

to be continued........