01/06/07

Será que o carpinteiro consegue salvar as lindas mouras'

O carpinteiro conseguiu chegar a Loulé, são e salvo, e logo foi ter com a sua mulher e filhos. Após ter chegado a casa guardou os três pães numa arca, suscitando logo a curiosidade da sua mulher.



Os dias passavam e o carpinteiro ia sempre ver os pães, aguçando ainda mais a curiosidade da sua mulher.



Um dia, assim que o carpinteiro saiu, a mulher correu para a arca para ver qual era o segredo que seu marido tanto guardava. "TRÊS PÃES", pensou ela, "Porque será que ele fazia tanto mistério com três pães?!"



Pensando que os pães continham algum tesouro, foi buscar uma faca e começou a cortá-los. Assim que cortou o primeiro ouviu-se um grito arrepiante, que soou por toda a vila, e do pão começou a sair sangue. A mulher, assustada, largou logo os pães e fugiu dali.



Na noite de S. João o carpinteiro pegou nos três pães e dirigiu-se para a fonte onde as três mouras estavam presas. Seguindo as instruçoes do alcaide, lançou o primeiro pão e chamou por Zara. De repente surge uma forte luz e aparece uma linda mulher, era Zara, uma das princesas mouras presas no poço. Atirou o segundo pão e chamou por Lídia. O mesmo aconteceu, uma luz intensa e apareceu Lídia à sua frente. Finalmente lançou o último pão e chamou por Cassima ....



Nada aconteceu, só se ouvia um choro abafado e longínquo. O carpinteiro ficou intrigado por que razão não conseguia salvar a Cassima. Então ela disse-lhe o que a sua mulher fizera ao pão e que por causa disso ficaria presa para sempre naquela fonte.



E assim, na noite de S. João, ainda se ouve o choro da linda moura que permanece encantada para toda a eternidade, naquela fonte de Loulé.

Sem comentários: